sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Zoltan, um cão adorável

              ZOLTAN, O CÃO VAMPIRO DE DRÁCULA


Há muitos anos atrás era de costume recebermos a volta dos pais para casa com histórias e novidades, certa vez, nos chegou em um início de noite com muito folguedo infantil um novo habitante. A mãe com a bolsa de bebê azul da caçula nos braços entrou em casa fazendo segredo.
- Quem adivinhar o que trago aqui, vai ganhar um pirulito! Só não pode opinar caçula por já saber o que é. Fique de bico calado!
Todos os outros pequenos se manifestaram ávidos por diversão, olhavam os contornos, olhava-se as brechas e os lances arrancavam gargalhadas gerais, um dizia que era um urso porque tinha visto uma patinha, a outra dizia que era uma bruxa porque tinha medo de bruxas, outro dizia que era um bebê, outro passando perto disse que era um gato para ficar no lugar de Tom que morreu queimado. A surpresa cansada de esperar furou o bloqueio e colocou o focinho para fora, ágil como um gato a mãe colocou de volta, passaria despercebido por todos se a mais esperta não visse e delatasse: É um cachorro! E é amarelo cor de queimado! Ouviu-se vivas e aplausos, a menina mesmo com ajuda havia acertado. O cãozinho passou de mão em mão, era lindo e arredondado, parecia uma bolinha e estava agoniado, queria descer, sentir o chão nos pés, andara duas horas no escuro para não ser despejado, animal não pode andar em ônibus, desce ele e o dono, não importa se ta tudo pago. Outra onda de gargalhadas, o pobrezinho cambaleava, estava tonto e confuso, não conseguiu andar em linha reta. Foi bem vindo na família, tinha braço à disposição, precisava de um nome, houve outra votação, para uma devia se chamar urso, porque não era um brinquedo, mas era tão fofo quanto, para a outra devia se chamar bruxa, mas era menino e não menina, o nome não servia. O pai decidiu que se chamaria Zoltan, porque era ruivo como o cão vampiro de Drácula, apesar de o filhotinho ser belo e gracioso diferente do personagem do filme de terror de Albert Band, o nome agradou.
Como se o batismo fosse o elo que ligaria o cão ao dono, os dois, pai e filho postiço ficaram próximos, cada vez mais amigos. O cãozinho cresceu, ficou grande como um labrador, o pelo brilhante reluzia ao sol, era quase todo ruivo, exceto por um sinal branco na parte posterior do pescoço, ficava feliz quando corria, mas encontrar o pai depois de dias viajando, o deixava radiante. Não era o único cão da família e dos parentes, mas como ele não havia igual. O pai tinha por habito caçar e pescar, colocava a roupa de caça e pesca, o chapéu, o alforje e a espingarda ou a vara de pescar e saia logo cedo, era mais por diversão ou terapia, pois nunca matara um bicho, voltava com as mãos mais vazias do que quando partia, afinal a marmita voltava limpa. Talvez fosse só para ter o gosto de entrar na mata, ter contato com a natureza, matar um pouco a saudade da infância e se sentir em casa. Com a chegada de Zoltan, esses momentos deixaram de ser solitários, um fazia companhia ao outro e ambos adoravam. No fim da tarde Zoltan surgia no quintal esbaforido da corrida, ao chegar nas redondezas, ele deixava o pai para trás e como se brincasse de aposta, chegava primeiro em casa anunciando sua chegada dez, quinze minutos antes. A mãe respirava aliviada, Zoltan chegou, o pai chegaria logo também, são e salvo de ataque de onça, de porco do mato, de boi bravo e qualquer outro perigo que espreitasse. Depois que chegavam, o pai sentava sereno, acendia um cigarro e Zoltan deitava aos seus pés recebendo um afago entre uma baforada e outra, depois de servido o vício, aos poucos os familiares se reuniam e sob a brisa fresca da noite, ouviam histórias contadas pelo pai sobre o passado e sobre o dia, as peripécias de Zoltan, um bicho novo que encontraram, o cão curioso sempre aprontava uma, não podia ver um rio ou córrego que pulava dentro para tomar banho, então pescar com ele do lado era um verdadeiro fracasso, mas era divertido e não era solitário. Na mata corria atrás de pássaros e bichos de menor porte, se via manada de boi bravo, corria atrás dos calcanhares latindo e rosnando, era destemido, mas o pai sabendo do risco que corriam, também se arriscava para salvá-lo de ser pisoteado. O pai tinha paixão por canto de pássaros e isso ele sabia, respeitava o momento, ficava em silêncio apreciando o fenômeno com paixão igual. Enquanto o pai contava as traquinices do dia, Zoltan olhava desconfiado, entendia que era o assunto e que algo tinha feito de travesso, apenas abanava o rabo e olhava de soslaio atento a qualquer sinal de irritação, mas nunca era castigado, tinha muitas regalias.
Viveu assim por mais de dois anos, nunca ficara doente, nunca fora atropelado ou sofrera qualquer outro acidente, era belo e inteligente. Um dia apareceram na cidade homens vestido em fardas cor de terra, eram de um órgão competente, cuidavam da saúde de bichos e de gente. Furavam, tiravam sangue, faziam exames e quando ninguém mais se lembrava, lá vinham eles, com resultados e sentenças.
Não tinham nomes próprios, eram apenas Sucam’s (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública) e nunca foram tão cruéis, quanto quando trouxeram o carrasco e a sentença de Zoltan, que junto com tantos outros foi examinado e teve o sangue colhido, eles não eram médicos, mas tinham um poder de decidir qual o destino dos doentes. Sumiram e o coração aliviado, tomou conta de toda gente. Dias depois, sem que nem pra que, chegaram na porta com um carro e uns documentos, a mãe tinha de assinar, era ordem do governo, os animais contaminados por leishmaniose, teriam de ser sacrificados. Como impedir tal absurdo, ninguém sabia, ninguém podia, talvez o pai pudesse, mas ele não estava em casa. A mãe alegou que era visível a saúde do animal, o pelo lustroso e sedoso, diferente da cadela do irmão que estava doente, caindo os pedaços de couro nas costas e nas orelhas, mas eles foram contundentes, a cadela era saudável, o cão é que estava doente. Mesmo com os apelos e os argumentos, acorrentaram-no e colocaram em cima da caçamba, nem precisava das correntes, era bom e inocente, não faria mal a ninguém nem que quisesse. O homem sempre a dizer: Minha senhora é para seu bem, antes ele que suas crianças, além do mais nem vai sentir, vai fechar os olhos e dormir simples assim.
O carro partiu, Zoltan alegre olhando todos, o rabo balançando, estava passeando sem o pai pela primeira vez. A mãe chorou inconsolável: O que o pai vai dizer, quando não encontrar o seu bichinho que partiu tão feliz, nem desconfiava de seu destino. O filho inconformado pensava em uma solução, o amigo comovido fez um convite: Vamos atrás deles e tomamos o cão a força, eles não podem matar um bicho que nem lhes pertence, não passam de uns cruéis sem coração.
A ideia era boa, a esperança renasceu, foram o filho e mais dois, com certeza trariam o cão. Pouco tempo depois voltaram, os homens eram irredutíveis, não havia acordo, deviam esquecer o amigo, seria melhor assim.
Como esquecer? Como fingir que estava tudo bem? Como contar ao pai? Como seguir em frente?
Quando o pai chegou de viagem, soube de tudo, nos mínimos detalhes, Zoltan se fora para sempre por um ato de crueldade, a mãe tinha certeza que os resultados estavam trocados, mas eles tinham o poder, não aceitaram argumento. O pai acendeu um cigarro, sentou no escuro do quintal e de cabeça baixa por lá ficou por muito tempo, ninguém ousou interromper, era seu luto, estava sofrendo.

4 comentários:

  1. Estórias com animais geralmente tem um final triste, mas essa... Sério, eu realmente queria ajudar a família a recuperar o cão no final. E quando o pai chegou em casa, nossa, deu muita pena.

    Por causa da foto, estava achando que era um conto de um cão maligno, mas o mal foi causado por ninguém mesmo do que o ser mais maligno que realmente existe.

    Ótimo conto, Yane! Muito emocionante, adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um cão assustador esse da foto não é? É um personagem de filme de terror que meu pai adorava, por ser em homenagem a ele o nome desse Zoltan do conto é que coloquei a foto dele. Mas o Zoltan da vida real era doce como um bebê, era realmente adorável.
      Obrigada por ter lido e comentando, adoro visitas.

      Excluir
    2. Poxa, que legal! Realmente, ele é bem diferente do Zoltan do seu conto. ^^

      De nada! :-)

      Excluir
  2. Lembro dessa história. rs Lembro tbm que ele mordeu minha testa. rs Achou que sou a unica sobrevivente de mordidas caninas na testa.

    ResponderExcluir