terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Perdoando o Adeus por Jhuann Sousa

Desde que publiquei meu livro, me vi surpresa com toda a repercussão e receptividade de todos com ele, amigos mais do que queridos se interessaram em ler e me deram suas opiniões sinceras sobre a leitura. Hoje pedi um depoimento a um amigo para postar na página do Facebook e ele me surpreendeu com uma quase resenha. Não poderia postar toda na página por ser extensa demais para a imagem da edição, então pedi a sua permissão para postar aqui no blog e ele gentilmente me deu.

Jhuann Sousa, 15 anos, estudante, leitor e escritor


Jhuann querido, fiz apenas algumas correções ortográficas, de resto, decidi deixar seu texto exatamente como me mandou. Obrigada por seu feedback.

Texto de Jhuann Sousa na integra.
Pode conter Spoiler!

Eu não me ousava a ler livros que tivessem uma trama tão dramática. De algum modo livros de drama me deixam com uma sensação melancólica, e acaba que eu levo um determinado tempo para superar os acontecimentos daquela obra, ou para que eu consiga ler algum outro livro. É por isso que a minha atenção é focada mais para livros de ficção ou de romance. Mas isso mudou há duas semanas atrás.
Minha amiga Yane Faria tinha publicado seu livro "Perdoando o Adeus" na Amazon, e no grupo do WhatsApp em que nós dois nos encontramos o assunto não era outro se não a publicação de seu livro.
Ironicamente eu não tinha o aplicativo que me permitia baixar o seu livro, o que me deixou um pouco decepcionado, e para piorar o meu tablet estava quebrado. Mas, como a vida realmente nos guarda muitas surpresas, a Yane puxou assunto comigo e me cedeu a versão do seu livro [...] o que me deixou muito feliz.
Só que algo que eu não tinha perguntado à minha amiga era qual é o tipo de livro que ela escreveu. Conforme eu fui lendo, descobri que era um livro de drama. Antes eu poderia dizer que teria me arrependido de não ter perguntado isso, mas agora vejo que foi algo bom, pois se eu tivesse perguntado não teria seguido em frente com a leitura, já que não me interessava por livros desse tipo.
Digamos que eu me impressionei muito com o desenrolar da história, já que tem vários altos e baixos. De início eu pensei que era uma história de romance, e a bela capa me fez imaginar isso, mas quebrei a minha cara quando percebi que não era.
Depois de tanto sofrimento que os personagens sofrem, você realmente acredita que vai existir um lindo final feliz com flores explodindo em seus olhos nas cinquenta últimas páginas. Mas ainda existe muita coisa para acontecer com Alice, a heroína de Perdoando o Adeus.
O final do livro me deixou muito triste, e em um ponto quase me arrependi de ter lido. A pergunta é: o final é feliz ou triste? Bem, não irei falar, pois quem quiser saber precisa ler. Vai ser muito melhor descobrir dessa forma.
Quando terminei o livro imaginei que poderia ter acontecido algum problema com o meu celular, que ele se recusava à colocar as últimas páginas do livro. Mas eu sabia que isso não era possível.
Perdoando o Adeus foi o segundo livro que me fez chorar, e isso é bem difícil de acontecer comigo.
Fiquei duas horas pensando sobre o fim, e percebi que a obra não é só um livro de drama, mas também de superação. Você percebe que essa é a verdadeira mensagem que ele quer passar. E o leitor fica ainda mais tocado com o relato que Yane, a autora, coloca no final, falando de um caso triste que aconteceu com sua prima. Esse fato mexeu bastante comigo, e não pude deixar de me sentir sensibilizado com a minha amiga.
Acabei que amando o livro da Yane Faria. Percebi que a maioria dos livros de drama não possuem a intenção de apenas nos fazer sofrer; existe uma mensagem por trás da história.
Agora posso dizer que Perdoando o Adeus foi um dos melhores livros que li, e que se não me fizesse sofrer tanto, eu o leria de novo.
Para pessoas que pretendem ler esse livro: Entrem de cabeça na leitura, sem medo de se ferir, e não deixem que estereótipos atinjam vocês. E sempre tentem ver a mensagem que o livro realmente mostra

Jhuann Souza - 13/12/16

Fica registrada aqui a minha gratidão, receber do leitor opiniões sobre nossa obra é maravilhoso. Quando o leitor nos procura e conta sua experiencia com a leitura, ouve nosso lado e respeita nosso trabalho, escrever se torna ainda mais prazeroso. Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário